4% das indústrias do Paraná estão no processo de inteligência artificial e indústria 4.0

Paraná avança para operar com Fábricas Inteligentes e ambiente para a Economia Criativa
20 de junho de 2018
Painel Mulher Economista destaca oportunidades no mercado
21 de junho de 2018

4% das indústrias do Paraná estão no processo de inteligência artificial e indústria 4.0

O economista da Federação da Indústria do Paraná (FIEP), Roberto Zurcher, falou durante o 5º EPECO sobre a “Indústria 4.0: a nova Revolução Industrial”, de como está ocorrendo este processo de inovação e os benefícios para o mercado. Essa 4ª revolução industrial, que ocorre a partir de Sistemas Cyber-Físicos, Internet das Coisas e Internet dos Serviços, tende a tornar os processos de produção cada vez mais eficientes, autônomos e customizáveis, marcando uma nova era industrial, a das fábricas inteligentes.

Segundo ele, 4% das indústrias do Paraná estão começando a atuar no conceito de inteligência artificial e indústria 4.0. “É um conceito que vem duplicando a cada ano, é uma novidade, mas temos a certeza de que aquela indústria que não começar a utilizar essas novas formas de produção perderá a sua competitividade no mundo”, observa o economista da FIEP.

Essa nova revolução vai impactar diretamente no mercado, exigindo profissionais mais qualificados para operarem com essas máquinas e os processos produtivos tendem a ser mais baratos e personalizados para o consumidor. Por outro lado, terá como benefício mais segurança aos profissionais, pois muitas das atividades perigosas serão substituídas por robôs. “É uma mistura de novas tecnologias que criam robôs autônomos e colaborativos, máquinas inteligentes que se comunicam entre si e tomam decisões para fazerem produtos mais customizados ao gosto de cada cliente, ou seja, a produção de massa é abolida, de uma forma, de que você poupe os recursos naturais, não tenha defeitos e proteja os operários”, comenta.

Foto de Gustavo Garrett.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buy now